quinta-feira, 8 de março de 2012

Uma longa e sofrida volta para casa.

No dia 02/01, saímos do Rio de Janeiro ás 8:30h da manhã com destino a Belo Horizonte.
Estava chovendo muito, tinha caído uma árvore na serra de Petrópolis-RJ .. mais assim que passamos
Já tinha sido retirada do local, a chuva não dava trégua.
A viagem ficou mais tensa e longa, mais do que o esperado.
Assim que passamos por Conselheiro Lafaiete-MG havia um pequeno, mais a frente avistamos que o nível da
água de um rio subiu, mais ainda passam carros de passeio, moto, pedestres, caminhões e etc..
Enfim, conseguimos passar este alagamento.
Ao passar em média 15km, mais um engarrafamento, mais esse não saia do lugar, ficamos parados 20 minutos no mesmo lugar, até que motoristas saiam de seus carros, crianças e mães, cachorrinhos .. e até eu e minha mamãe resolvemos sair pra se exercitar e fazer suas necessidades, até que chegou notícias ( O rio de Congonhas-MG subiu o nível á 2,30m ..
Imaginem o que seria 2 metros e 30cm de água cortando a BR-040 ? desesperador para os moradores de lá,
a água cobriu casas, bares, parquinhos e principalmente o posto de abastecimento onde sempre abastecemos.
Nosso refúgio foi voltar e encontrar um local para aguardar notícias sobre o nível da água, neste momento eram 14hs, achamos uma lanchonete grande, e já estava cheia de carros estacionados.
Na lanchonete já não havia mais o que comer, tudo tinha se esgotado só tinha chocolate em barras e água.
Minha ração já tinha acabado estava a conta certa, ficamos a espera de notícias de alguma autoridade PR/CB e DC. as notícias eram sempre as mesmas, o nível da água não abaixou e não tem previsão de abaixar!! e a chuvinha não parava de cair :(
Já estava-mos todos cansados, com fome.. mamãe e papai ainda dividiram uma barra de chocolate, e como eu não posso comer essas coisas eu bebia água e comia mato, mais uma hora não aguentei e desmaiei enquanto estava passeando com mamãe, as pressas mamãe me pegou no colo e me levou correndo pro carro eu acordei, toda molenga morrendo de fome, diquei deitada no banco de trás do carro e dormi por horas, até que mamãe achou um saquinho de amendoim na bolsa dela e me deu, a fome melhorou um pouco e eu sempre bebendo muita água, dormi tranquila até as 20hs acordei, mamãe trocou de roupa a lanchonete estava fechada, e somente o banheiro aberto.
Sentamos na varanda da lanchonete, fiquei brincando de bolinha, tinha vários cachorrinhos de raças diferentes, eu era a única grande entre eles, as pessoas tinham medo de mim, achavam que eu ia morder elas por eu ser grande, mais não sabiam que sou meiga e amo crianças e um cafuné.
00hs cansamos !! eu já estava cochilando no pé da mamãe, eu mamãe e papai entramos para o carro e fomos dormir, estava muito frio, o carro estava com bagagens mamãe dormiu atrás comigo e papai na frente .. eu tomei conta do carro mesmo com soninho leve, latia quando um engraçadinho colocava a cara na janela rs.
5hs ainda escuro, eu queria fazer xixi, mamãe me levou fiz tudo o que tinha que fazer, depois voltamos a dormir e o trânsito continuava as mesmas.
6hs acordamos com barulho de carros e caminhões, mamãe foi ao banheiro já não tinha mais água o banheiro, sorte que a noite ela encheu minhas garrafinhas. 6:30hs resolvemos seguir o trânsito que estava andando normalmente, mais com bastante carros e caminhões, ás 7hs passamos pelo local onde estava ilhado e era só tristeza, o que era tudo colorido, no momento em que passamos estava tudo sujo de lama e um pouquinho de água.
Depois passamos por outras cidades pequenas que estavam em estado de emergência, mais graças a Deus a BR-040 não foi atingida mais dava para ver tudo.
Finalmente a quase 60km da nossa casa, um posto de abastecimento com lanchonete, na hora papai parou e descemos do carro rumo a um pão de queijo para cada um rs! estava gostoso, depois que comi eu até dormi um pouquinho. chegamos em casa bem as 11:40hs papai correu pra ainda ir trabalhar.
Eu já cheguei em casa comi um pratão de ração e fui dormir, só acordei ás 19hs estava exausta.
Mamãe preparou almoço parta o papai e ela, papai foi trabalhar e mamãe foi dormir.
Agora depois de uma longa história de viagem, vou mostrar dois vídeos do local onde estava-mos e algumas fotos minhas.

Passando pelo primeiro alagamento em Conselheiro Lafaiete-MG


Segundo alagamento ( nível da água 2,30m ) Congonhas-MG









Graças a Deus chegamos bem em casa !!




Um comentário: