segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Atenção e cuidados ao comprar um filhote

ATENÇÃO & CUIDADOS são indispensáveis quando se trata de qualquer tipo de compra..
Principalmente na compra de um filhote, na escolha de um canil e etc!!

As vezes a ansiedade é tanta pata adquirir logo um filhote, que acabam esquecendo os principais cuidados como:

Pesquisar bem sobre a raça
Pesquisar bem sobre o canil
Visitar o canil
Ficar atento(a) ao comportamento dos pais do filhote
Exigir os exames dos pais ( exames necessários para que ambos possam reproduzir )
Contrato de compra e venda
Atestado de saúde do filhote
Exigir o pedigree do filhote  ( se necessário, peça para ver o pedigree dos pais )

---------------------------------------------------

  1. Por que pesquisar sobre a raça ? Temos que estar cientes quais as necessidades da raça que desejamos ter, se o cão irá de adaptar a casa ou apartamento, temperamento da raça, pelagem, doenças comuns na raça e etc.. 
  2. Por que pesquisar sobre o Canil ? Por que MUITOS fazem propaganda enganosa em sites de vendas e etc.. alguns realmente parecem ser canis responsáveis! mais vendo de perto é enganação pura, muitos são criação fundo de quintal.. sem controle de doenças, sem um bom planejamento de ninhadas para que não saia um filhote fora do padrão da raça, como o branco predominante ( que na raça Border Collie não é permitido ).. 
  3. Por que visitar o Canil ? Pelo mesmo motivo ( 2 ) .. e também para ver de pertinho a criação, e o temperamento dos pais.
  4. Por que ficar atento ao comportamento dos pais do filhote ? Se os pais são cães dóceis, os filhotes também podem ser dóceis! assim como pais agressivos, medrosos e etc.. os filhotes podem desenvolver o mesmo problema, e ninguém vai querer um filhote problemático não é ?
  5. Por que exigir os exames dos pais ? Para se certificar que o filhote não nasceu com alguma doença herdade de ambos.
  6. Por que exigir o contrato de compra e venda ? Devemos ter cuidado com qualquer tipo de compra.. EU e meu marido costumamos exigir NOTA FISCAL.. Acho muito importante que o canil faça um contrato de compra e venda do filhote.
  7. Por que exigir o atestado de saúde do filhote ? É MUITO IMPORTANTE.. o atestado de saúde, garante que antes do filhote ser entregue aos donos.. foi examinado por um médico veterinário, atestando que o filhote está em boas condições de viajar para casa nova e sem doenças.. O certo é que o filhote seja examinado 3 ou 2 dias antes, ou até mesmo no dia da entrega.
  8. Por que exigir o pedigree do filhote ? O pedigree é um documento muito importante, por mais que muitas pessoas não faça questão do documento.. mais ele é sim muito importante, e se os pais do filhote são registrados, peça.. exija o registro do seu filhote! Alguns criadores dão a opção de COM PEDIGREE e SEM PEDIGREE.. lembrando que, é ERRADO vender um cão com essa opção de SEM PEDIGREE.. afinal, se ele tem! deve ser vendido COM O REGISTRO!!! Lembrando também que o valor do filhote com pedigree é um pouco alto ( média de preços ), e sem pedigree o preço se torna muito mais barato, enchendo os olhos de futuros proprietários que optam pelo mais barato.. mais CUIDADO, o BARATO pode sair mais CARO do que você pode imaginar.. Então, é melhor pagar um preço alto.. e claro de um BOM canil!



Nenhum comentário:

Postar um comentário