segunda-feira, 25 de abril de 2011

Cuidados com os recém-nascidos.


Após o nascimento dos filhotes a fêmea deverá ficar com eles o tempo todo.





Após o nascimento dos filhotes a fêmea deverá ficar com eles o tempo todo. Só sairá para urinar, defecar e se alimentar. Os filhotes mamam e dormem. A higiene dos filhotes fica por conta da mãe que através de lambidas estimula os filhotes a fazerem suas necessidades e é normal que ela coma os dejetos dos filhotes.
Os filhotes quando recém nascidos não possuem mecanismos de termorregulação, ou seja, eles não conseguem manter sozinhos uma temperatura do corpo adequada, por isso é necessário que eles fiquem em um local protegido, sem correntes de ar, com o chão bem forrado e quentinho.
Os filhotes nascem com os olhos fechados e só vão abri-los com aproximadamente 15 dias de idade. Os dentes começam a nascer entre 25 e 30 dias. Com 15 dias eles já começam a dar os primeiros passos.
À partir dos 25 a 30 dias pós-parto, a fêmea já não terá muita paciência com os filhotes. Eles estarão inquietos, seus dentinhos e unhas poderão machucar a fêmea no momento da mamada, por isso é comum que elas rejeitem os filhotes nessa fase quando eles tentam mamar. Agora já é a hora do desmame.
O desmame pode ser feito introduzindo papinhas industrializadas próprias para desmame (à venda em pet shops), ou mesmo com ração para filhotes amolecida com um pouco de água morna. A substituição do leite materno pela ração de filhotes deve ser de forma gradativa, comece 1 vez ao dia entre as mamadas e vá aumentando até substituir completamente. A alimentação de filhotes deve ser oferecida em pequenas quantidades no mínimo 4 vezes ao dia.
Os filhotes estarão aptos a se separarem da mãe a partir dos 60 dias de vida.Lembre-se que eles não podem ter contato com animais desconhecidos que possam estar doentes. Não deixe que filhotes andem pelas ruas, leve-o ao veterinário sempre no colo, até que todas as vacinas estejam em dia.

2 comentários: