segunda-feira, 17 de março de 2014

Canicross !! Conheça esse esporte praticado entre cães e donos.

Conheça esse esporte super legal chamado Canicross !!
Praticamos sempre, é um esporte maravilhoso, interação total :)

Criado no início da década de 90, no Reino Unido, como uma espécie de treinamento para cães de trenó ou de tração, o canicross tornou-se um esporte de corrida com cães muito popular na Europa e chegou ao Brasil. Segundo informações da Fábrica Brasileira de Shows e Eventos, a criação da Federação Brasileira de Canicross está em andamento.
O canicross é uma corrida cross country, isto é, na natureza, onde o dono e seu cão competem juntos. O primeiro usa um cinto (Waist Belt) e o segundo um arreio especial (Running Harness) e ambos são unidos por uma guia com uma parte elástica (Canicross Line) para evitar trancos.
Durante a corrida, o cão vai na frente do corredor, que compete com as mãos livres mas tem que estar atento para projetar o corpo para trás, no caso de reduzir o ritmo do animal, e dar comandos de “esquerda” ou “direita” para o cão, de acordo com a direção da trilha da competição.

Bysteca abaixo praticando canicross






Abaixo fotos retiradas do Google Imagens.. Atletas de canicross



O primeiro Campeonato Mundial de canicross aconteceu em 2002 na província de Ravena (Itália). No canicross competido por profissionais não existe limite máximo de faixa etária, mas a idade dos cães não pode ser inferior a 1 ano e dos competidores não pode ser inferior a 7. As categorias (masculino e feminino) são divididas por idade dos corredores.
Ao contrário de outros tipos de competições profissionais que envolvem cães, o canicross não exige pedigree, por isso é permitida a participação de cães de todos os tamanhos e raças, incluindo os vira-latas.
Por trabalhar todos os músculos do corpo, o canicross é uma atividade física com inúmeros benefícios para a saúde dos cães e dos seres humanos. Por isso, para aqueles que querem manter a forma física ao lado do seu cão, seguem algumas dicas:
  • Antes de sair correndo, é aconselhável que tanto o cão quanto o dono realizem exames para verificar suas condições físicas e de saúde;
  • O cão e o corredor devem beber bastante água fresca antes, durante e após a corrida para ficarem hidratados;
  • Não alimente o cão antes ou logo após a corrida para evitar complicações;
  • O ideal é praticar o canicross em terrenos irregulares, com terra e área verde. Contudo, aqueles que desejam treinar aos finais de semana nas proximidades de sua residência devem evitar fazê-lo por longos períodos no asfalto, especialmente em dias quentes, visto que a alta temperatura desse tipo de solo pode acabar queimando as patas dos cães;
  • Para acostumar o cão com o esporte, inicie com uma corrida moderada e por um curto período de tempo, aumentando aos poucos o ritmo e a distância a ser percorrida;
  • E lembre-se: mais importante do que competir ou praticar exercícios, no canicross o principal objetivo é a diversão e o entrosamento entre o cão e seu dono.

Fonte da matéria: DicasDogs.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário